segunda-feira, 13 de setembro de 2010

1. PROGRAMA E FORMAS DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA

UFABC – UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

CCNH – CENTRO DE CIÊNCIA NATURAIS E HUMANAS

BC&H – BACHARELADO EM CIÊNCIAS E HUMANIDADES

DISCIPLINA:

“PROBLEMAS METODOLÓGICOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS”

Prof. Peluso



PROGRAMA:



1ª. Semana:

Apresentação do Programa e formas de avaliação

TEMA 1 – “CARACTERÍSTICAS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO”.

Discussão do texto: “O que é Ciência”, de Paul Davies (disponível em: http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/davies.htm ).

2ª. Semana:

TEMA 2 – “A CIÊNCIA COMO UM SISTEMA DE CRENÇAS”.

Discussão do texto: “Fé na Verdade”, de Daniel C. Dennet (disponível em: http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/dennett2.htm ).

3ª. Semana:

TEMA 3 – “CIÊNCIA E IDEOLOGIA”.

Discussão do texto: “Prefácio” (disponível em: http://www.marxists.org/portugues/marx/1859/01/prefacio.htm ) e “O Método da Economia Política” (disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000054.pdf ), em “Para a Crítica da Economia Política”, de Karl Marx.

4ª. Semana:

TEMA 4 – “CIÊNCIA SOCIAL E VERDADE”.

Discussão do texto: “Discurso sobre o Espírito Positivo” de Augusto Comte (disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/comte.pdf )

5ª. Semana:

TEMA 5 – “A ESPECIFICIDADE DA CIÊNCIA SOCIAL”.

Discussão do texto: “Conclusão”, em “As Regras do Método Sociológico”, de Emile Durkheim (disponível em: http://www.buscalegis.ufsc.br/arquivos/m4-regraMS.pdf )

6ª. Semana:

TEMA 6 – “A OBJETIVIDADE DA CIÊNCIA SOCIAL”.

Discussão do texto: “A Objetividade do Conhecimento na Ciência Social e na Ciência Política” em “Ensaios sobre a Teoria das Ciências Sociais”, de Max Weber (pesquisar disponibilidade na Web).

7ª. Semana:

TEMA 7 – “CIÊNCIA SOCIAL E PROGNÓSTICO”.

Discussão do texto: Crítica das Doutrinas Antinaturalistas“ e “Crítica das Doutrinas Naturalistas” em “A Miséria do Historicismo”, de Karl Popper (disponível em http://www.scribd.com/doc/11026499/Karl-Popper-A-Miseria-Do-Historicismo ) e ( http://temqueler.files.wordpress.com/2009/12/karl-popper-a-miseria-do-historicismo.pdf )

8ª. Semana:

TEMA 8 – “CIÊNCIAS NATURAIS E CIÊNCIAS SOCIAIS”.

Discussão do texto “O Significado da Tradição Humanística para as Ciências do Espírito” (PP.39-47) “ em “Verdade e Método” de Hans G. Gadamer (disponível em: ( http://www.filestube.com/v/verdade+e+m%C3%A9todo+download ).

9ª. Semana:

TEMA 9 – “A CIÊNCIA NA MODERNIDADE”.

Discussão do texto: “Um Discurso Sobre as Ciências”, de Boaventura de Souza Santos (disponível em: http://search.4shared.com/search.html?searchmode=2&searchName=SANTOS%2C+Boaventura+de+Souza.+%28org.%29.+A+globaliza%C3%A7%C3%A3o+e+as+ci%C3%AAncias+sociais ).

10ª. Semana:

TEMA 10 – “OS NOVOS ESTUDOS SOCIAIS”.

Discussão do texto: “O que é Sociologia?”, de Antony Giddens (disponível em http://www.ebah.com.br/sociologia-anthonny-giddens-doc-a39169.html ).

11ª. Semana:

TEMA 11 – “CIÊNCIA SOCIAL OU ENGENHARIA SOCIAL?”

Discussão do texto: “O Método das Ciências Sociais: A Engenharia Social Fragmentária”, de Luis A. Peluso (disponível em: http://teoriadoconhecimentocientifico.blogspot.com/2010/03/capitulo-9-o-metodo-nas-ciencias.html ).

12ª. Semana:

TEMA 12 – “HISTÓRIA E CIÊNCIA SOCIAL”.

Discussão do texto: “Tempo e Narrativa”, de Paul Ricoeur (disponível em: www.4shared.com/dir/36018896/ ).

13ª. Semana:

TEMA 13 – “CIÊNCIA SOCIAL OU LITERATURA?”

Discussão dos textos: “As estruturas Elementares do Parentesco” de Claude Levy Strauss (disponível em: http://blackboxaccess.com/signup/as_estruturas_elementares_do_parentesco.rar ) e “Dom Casmurro”, de Machado de Assis (disponível em: http://machado.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=164&Itemid=173 ).

14ª. Semana:

TEMA 14 – “Avaliação final”.

Apresentação dos trabalhos de Avaliação Final da disciplina.



FORMAS DE AVALIAÇÃO:

A avaliação na disciplina PMCS será o resultado do desempenho do aluno nas seguintes atividades:

1. leitura dos textos indicados e participação nas aulas e nas discussões, através do Blog, enviando, pelo menos, uma postagem sobre cada um dos 13 temas a serem desenvolvidos. (50%)

2. Elaboração individual de um texto de, aproximadamente, 10.000 toques, com espaços, sobre um dos temas de livre escolha do aluno dentre aqueles desenvolvidos durante as aulas. (25%)

3. AVALIAÇÃO FINAL: Elaboração de um trabalho em equipe de alunos (no mínimo três e no máximo quatro) versando sobre a seguinte questão: “Será a Ciência Social uma abordagem superior às demais formas de tratar os problemas sociais?” As equipes apresentarão o resultado das investigações realizadas utilizando-se de recurso de mídia que os tornem passíveis de serem disponibilizados na internet para acesso público. (25%)

4. HAVERÁ CONTROLE RIGOROSO DE PRESENÇA ÀS AULAS.

UFABC/2010

2 comentários:

  1. Caros Alunos,
    Após ler o Programa e a Forma de Avaliação da disciplina PMCS, increva-se como seguidor do Blog.

    ResponderExcluir