quinta-feira, 18 de novembro de 2010

15. TEMA 10 - "OS NOVOS ESTUDOS SOCIAIS"

Caros Alunos,

Leia o texto: “O que é Sociologia?”, de Antony Giddens (disponível em http://www.ebah.com.br/sociologia-anthonny-giddens-doc-a39169.html ). Elabore um texto com os seus comentários e envie para postagem até o dia 22 de novembro.

EXAMINE O MATERIAL DISPONÍVEL EM:

http://www.youtube.com/watch?v=B2ldPwP_jtg

http://www.revistaptp.unb.br/index.php/ptp/article/view/247/11

http://www.youtube.com/watch?v=5jwOTkj4cnU

30 comentários:

  1. O que é sociologia? A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades. Estuda desde análises de encontros sociais ocasionais entre indivíduos ate a investigação de processos sociais globais.
    Como pensar sociologicamente? O trabalho sociológico depende da imaginação sociológica, onde se cultiva a imaginação e sai de processos rotineiros. Estudar transições globais é uma importante tarefa da sociologia, pois sofrem influencia e comunicações sociais em escala mundial. Os sociólogos estão interessados em como o processo de globalização aumenta a consciência das pessoas acerca de assuntos que estimular conhecimento novo em suas próprias vidas. Além disso, a sociologia permite ver o mundo social a partir de outros pontos de vista senão os nossos. A pesquisa sociologia fornece ajuda pratica na avaliação dos resultados de iniciativas políticas e fornece auto-esclarecimento, sendo capaz de influenciar nosso próprio futuro.
    Pensadores como Augusto Comte( positivismo), Émile Durkheim (estudou a influência social no suicídio), Karl Marx (que estudou o capitalismo e a luta de classes) e Max Weber (sociologia se focando na ação social e crença no tipo ideal) foram uns dos pioneiros da sociologia, cada qual analisava a vida social, estudando objetivamente e sistematicamente a sociedade e o comportamento humano. Além destes mais conhecidos, há sociólogos que passaram pouco percebidos por grande parte das pessoas, entre eles se encontra Harriet Martineau, conhecida como sendo a primeira socióloga mulher. Ela frisa em seus trabalhos que a sociologia deve estudar as instituições-chaves (políticas, religiosas e sociais); enfatizou também o estudo na vida das mulheres e lançou um olhar a questões sociais como o casamento, crianças, vida doméstica e religiosa e relações de raça. Disse também que o sociólogo deve encontrar uma forma de atuar na sociedade e beneficiar a mesma.
    Perspectivam mais recentes da sociologia: funcionalismo, abordagem de conflito e interacionismo. Funcionalismo sustenta que a sociedade se divide em partes, que trabalhando em conjunto, produz estabilidade e solidariedade. Nas teorias de conflito, as estruturas dentro da sociedade são enfatizadas. O símbolo é a palavra chave para o interacionismo, onde cada símbolo representa algo, alguma coisa que queremos dizer.
    A sociologia, por fim, permite uma investigação entre diferentes culturas e sociedades, possibilitando a interação com a vida das pessoas. Sociologia deixa de possuir uma visão abstrata e passa a ter uma função prática.

    ResponderExcluir
  2. Giddens inicia "O que é sociologia", respondendo, de forma direta, seu questionamento: sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades; admitindo que, para esse estudo é necessário admitir uma visão mais ampla sobre as coisas, explicando então a tal "imaginação sociológica" de C. Wright Mills: pensar fora de nossas rotinas familiares, observando-as de modo renovado. O autor adiciona ainda, que o estudo da sociologia é influenciado pelo contexto social em que vivemos, levando em conta que, apesar disso, nada está "pré-programado" em consequência desse contexto social: todos possuímos individualidade; assim, a sociologia estuda não só o que a sociedade faz de nosso, como também o que nós fazemos de nós mesmos. O conceito de "estrutura social", é também de extrema importância para o estudo sociológico, afinal esta considera os padrões dos contextos sociais, que não são estáticos, estão sempre se reestruturando.
    Após essa conceitualização e apresentação, Giddens apresenta a utilização prática da sociologia, em nossas vidas:
    1. conseguir ver o mundo de pontos de vistas diferentes, conseguindo compreender melhor as diferentes culturas;
    2. avaliação dos resultados de iniciativas políticas;
    3. uma maior autocompreensão.
    O estudo sociológico possui uma grande diversidade de visões, uma vez que nem todos concordam com certa visão, pensando então uma outra forma de compreender a sociedade. É assim que o autor apresenta certos pensadores: Augusto Comte, que para diferenciar suas concepções das dos outros pensadores, criou o termo sociologia (o que chamava antes de física social), e pensador do positivismo, que considera muito as experiências para inferir leis; Émile Durkheim, que assim como o anterior, acreditava que é preciso estudar a vida social como os cientistas estudam o modo natural: "Estude os fatos como coisas!", considerando os "fatos sociais" - o mesmo tem um estudo sobre o suicídio; Karl Marx, que possui uma visão diferente dos demais, e tem como visão principal de estudo a luta de classes; Max Weber, que, como Marx, não pode ser considerado apenas sociólogo, por ter seu trabalho atuando em diversas áreas; e, por fim, Harriet Martineau que é considerada a primeira socióloca mulher, não sendo apenas socióloga, assim como os dois autores anteriores. Martineau afirma que, para estudar-se a sociedade, deve-se levar em conta todos os aspectos da mesma, incluindo instituições políticas, religiosas e sociais; para ela, a análise da sociedade devia incluir um estudo da vida das mulheres. Concluiu que os sociólogos não devem apenas estudar, devem interferir para benifício da sociedade.
    Daqui, afinal, posso concluir com o que acredito ser uma visão já afetada pelas análises dos textos anteriores e discussões em sala: acredito que os métodos de estudo sociológico possuem falhas, inclusive e principalmente, por essa característica apresentada no texto, a questão da contínua reestruturação dos contextos sociais. Pelo texto, me interessei especialmente por Harriet Martineau, pois, assim como ela acredito na necessidade de influência dos estudiosos na sociedade, e, pela curta apresentação do autor, esta me pareceu extremamente diferenciada, tanto por quebrar barreiras (sendo a "primeira socióloga mulher" em um contexto onde mulheres não realizavam esse estudo), quanto por incluir, em seus estudos, questões desconsideradas anteriormente.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Sobre o texto de Antony Giddens sode "O que é sociologia " a parte que despertou maior interesse a mim foi a de 'Como a sociologia pode ajudar em nossas vidas ?'.
    Esta parte é importante pois , primeiramente existe um incentivo de uma avaliação de problemas por vários pontos de vistas diferentes , para que haja um melhor entendimento da situação e medidas públicas melhores possam ser tomadas, como pode ver :" um assistente social branco, operando em uma comunidade predominantemente negra , não ganhará a confiança de seus menbros sem desenvolver uma sensibilidade ás diferenças na experiência social, que , amiúde . separam brancos e negros.'.
    Em segundo caso ela avalia os efeitos das políticas utilizadas , mesmo que estes efeitos não sejam bom , são avaliados para que psoteriormente os mesmos erros não sejam cometidos e políticas públicas melhores possam ser criadas .
    O auto- esclarescimento ,é de extrema importância , pois com ele é possivel cada indivíduo ter um melhor conhescimento de si p´roprio e da sociedade em que vive e assim podendo interagir com esta para seu melhoramento.

    ResponderExcluir
  5. Caros alunos,
    Gostaria de destacar a visão que A. Giddens tem das principais perspectivas sociológicas mais recentes:

    1. Funcionalismo:a sociedade é um sistema complexo, cujas partes trabalham conjuntamente para produzir estabilidade e solidariedade. A Sociologia deveria estudar as relações das partes entre si e das partes com o todo.

    2. Teorias do Conflito: a sociedade tem estrutura que se organiza segundo um modelo. Entretanto, essa estrutura opera separações e organiza grupos que perseguem seus próprios interesses. Portanto, a Sociologia deve estudar grupos dominantes e relações de controle.

    3. Teorias de Ação Social: as sociedades tem estruturas que resultam das interações entre os indivíduos que as compõem. A Sociologia deve abarcar o significado da ação social e da interação entre os indivíduos analisando as formas como agem para com os indivíduos e à sociedade. Destaca-se o interacionismo simbólico, que entende a linguagem como um instrumento pelo qual os indivíduos se percebem e se constrõem socialmente. A Sociedade e as instituições sociais são criadas pela interação simbólica dos indivíduos através da linguagem.

    ResponderExcluir
  6. No texto indicado, “O que é Sociologia?”, Giddens aborda o caráter das práticas sociais que proporcionam o conceito das relações humanas, direcionando sua reflexão para a questão dos problemas da constante mudança da estrutura da sociedade e das possibilidades de transformação através da ação individual. A Sociologia seria uma definição da visão das influências que estão presentes na vida dos indivíduos, ou seja, um ramo do conhecimento que se difere das ciências naturais, já que não pode ser dirigido por leis objetivas e tem como pressuposto a consciência para a contabilização das divergências da cultura entre as sociedades contemporâneas, a compreensão das situações sociais e também a valorização do poder de interação e posterior controle da sociedade.
    Segundo o autor a Sociologia pode ser considerada ciência e surge a partir de uma nova concepção formada a partir das duas grandes revoluções, a Francesa e a Industrial, que podem ser caracterizadas pela procura de um movimento que pretendia estabelecer uma nova classe social, assim como a diferença da mentalidade, da ideologia das formas tradicionais em que a sociedade estava organizada. Diante desses fatos históricos começavam a surgir novas dúvidas a cerca do progresso das interações sociais e pode-se dizer que a função da Sociologia seria a de auxiliar nas percepções desta nova visão de mundo, compreensível por pensadores como: Auguste Comte, que acreditava que com a descoberta das regras que determinava o comportamento dos indivíduos dentro de um grupo social, passaríamos a poder controlar o destino da sociedade. Durkheim, que afirmava que para ser considerada ciência, a Sociologia teria que analisar os fatos sociais (anomia) e constituir a prática social. Marx, defensor do materialismo, que por sua vez estava relacionado com as influências econômicas, funcionando como a fonte para as transições estruturais das ciências sociais. E por final, Weber que exaltava as crenças religiosas como influência do desenvolvimento do capitalismo e para ele era inadequado pensar em estudar as relações sociais do mesmo jeito em que eram analisadas as ciências naturais.
    Um dos pontos mais importantes da obra é a forma com que a sociedade trata certos conceitos do mundo moderno, afirmando que a natureza da sociologia é composta por fatores externos e que as práticas sociais são determinadas de acordo com o ambiente em que vivemos, além do fato de que o conceito de sociologia é estabelecido pelas características de um grupo, mas principalmente por nossas atitudes individuais. Diante disso, Giddens demonstra ter muito interesse na concepção estrutural da sociedade, procurando entender o paradigma da relação de individualidade e da sociedade como um todo, pois as nossas ações individuais não são propostas antecipadamente (premeditadas) e sim são resultados de uma busca constante por novos contextos sociais. Diferentemente da teoria que encontra no indivíduo apenas um ator passivo, para o autor o homem passa a ser o agente social de sua realidade, contribuindo para as transformações que venham a acontecer, por isso, realiza a ação social sem ter noção dos atos que pratica momentaneamente. Frente a isso, precisa-se de uma pessoa capaz para interpretar essas atuações individuais, no caso, o sociólogo.
    Acredito que o propósito relatado por Giddens analisa a relação do pensamento social evolutivo, que ocorre por um estímulo para a possibilidade de transformação e a Sociologia a meu ver é uma ciência moderna que observa os processos sociais, verificando e apresentando seus problemas, a fim de compreendê-los, explicá-los, para assim, passar a ter uma perspectiva positiva para o comportamento dos indivíduos dentro de uma analogia específica.

    ResponderExcluir
  7. A sociologia é vista por muitos como uma ciência um tanto abstrata, porém, Anthony Giddens, em sua obra "O que é Sociologia?", afirma que apesar disso, "todos os sociólogos concordam que a sociologia é uma disciplina na qual deixamos de lado nossa visão pessoal do mundo para olhar mais cuidadosamente para as influências que modelam nossas vidas e as dos outros". Isso implica em uma maior interação social, não só entre os indivíduos de uma mesma sociedade, mas também de sociedades, etnias e culturas diferentes, havendo assim, certa conscientização da enorme divergência entre os modos de vida, desconsiderando as ideias preconcebidas sobre a vida social.
    Dessa forma, segundo Anthony Giddens, a sociologia não estuda apenas o comportamento humano perante a sociedade, sendo muito mais complexa e indo muito mais além.

    ResponderExcluir
  8. No texto dado, Anthony Giddens diz que "A sociologia é o estudo da vida social
    humana, dos grupos e das sociedades. É um
    empreendimento fascinante e irresistível, já
    que seu objeto de estudo é nosso próprio
    comportamento como seres sociais. A
    abrangência do estudo sociológico é
    extremamente vasta, incluindo desde a análise
    de encontros ocasionais entre indivíduos na
    rua até a investigação de processos sociais
    globais.". Com isto, Giddens afirma que devemos ter uma visão mais ampla do que a que estamos acostumados no dia-a-dia, precisamos ter uma visão sociológica.
    Para explicar este processo de pensar sociologicamente, Giddens cita outro autor, C. Wright Mills, utilizando a definição que Mills deu de Imaginação Sociológica. Isto implica em analisar as nossas atitudes diferentemente do que estamos acostumados, ou seja, de uma forma sociólogica. No exemplo do texto, o ato de tomar café, que para nós, é algo automático e completamente despercebido, vistos por uma "lupa sociológica" nos faz perceber a importância de uma simples ida à cafeteria, como um mekio de interação social, cultural e até econômico.
    Outra ideia que Giddens expõe no texto é a de que certos eventos que aparentemente só pertencem há um grupo seleto de influenciados, pode ser um problema social que não foi percebido. Utilizando novamente o exemplo do texto, o divórcio na Grã-Bretanha que aparentemente é somente um problema pessoal, se torna um problema social em um país que um terço dos casamentos durante 10 anos ou menos.
    A partir desta ideia, Giddens afirma que apesar de sermos influenciados pelo contexto social no qual estamos inseridos, somos também peça importante na construção deste contexto. Em outras palavras, a estrutura social seria este contexto, que se dá de forma padronizada (de modos distintos, mas padronizados). Porém, esta estrutura está sempre sendo renovada, reestruturada, e os "blocos" desta reconstrução, somos nós, os seres humanos constintuintes da própria sociedade.
    Giddens ainda cita alguns exemplos de aplicações da sociologia, sendo estes:
    - Consciência das diferenças culturais: A sociologia teria papel imprescindível, pois, sem ela, não seria possível traçar perfis de outras comunidades, ou analisar pontos de vista diferentes dos nossos, na hora da resolução de problemas sociais;
    - Avaliando os efeitos das políticas: Com a análise sociológica, podemos ver se os efeitos das políticas adotadas foram benéficos e devem ser mantidos, ou maléficos e devem ser alterados. Ou seja, esta análise é essencial, para que, por exemplo, para que a resolução do problema que, na teoria, iria dar certo, não se torne um problema ainda maior, ou, para que as atitudes governamentais que são tomadas para diminuir as diferenças sociais não sejam interrompidas.
    - Auto-esclarecimento: Este item é o que Giddens declara mais importante, pois credita a este auto-esclarecimento, a capacidade de nos conhecermos melhor, saber os motivos das nossas atitudes, e, assim, "influenciar nosso próprio futuro".
    Giddens ainda faz uma passagem histórica sobre diversos autores das ciências sociais e suas teorias no decorrer do texto em questão, como: Marx, Durkheim, Weber, entre outros.
    Por fim, Giddens busca demonstrar não apenas uma simples definição de sociologia e sua importância, mas que, além de devermos expandir o nosso pensamento buscando obter uma visão sociológica, o temos de fazer até mesmo para entendermos nossa cultura e certas escolhas que, aparentemente, são irrelevantes, mas que mostra quem somos e porque somos, sendo de grande relevância na construção do nosso ser integrante da sociedade.

    ResponderExcluir
  9. Para Anthony Giddens,a sociologia faz com que tenhamos uma visão mais ampla de nós mesmos e dos eventos que nos sircundam e que eventos aparentemente simples, possuem uma carga enorme de forças históricas e sociais por trás.
    Antes de tudo é necessário aprender a pensar sociologicamente para poder ter uma visão mais ampla do mundo.
    Eventos que afetam um indivíduo, como casamentos,divorcíos,ficar desempregado,entre outras coisas,pode ser visto como um caso social,já que isso não ocorre com somente um indivíduo por vez.
    Estrutura social é o padrão no qual a maioria dos indivíduos dentro de uma sociedade se relacionam entre si.Porém esse padrão não é universal e eterno, esta "estrutura" está em constante transformação.
    Há três funções principais da sociologia nas nossas vidas:
    -Consciência das diferenças culturais.
    -Avaliando os efeitos das políticas.
    -Auto-Esclarecimento.
    O estudo da Sociologia pode parecer ser difícil pelo fato de que há muitas variantes nas suas interpretações, e pelo fato da sociologia dizer respeito a nossas vidas e comportamentos, e estudar a nós mesmos é mais difícil.
    As mesmas perguntas que foram postas pelos pensadores de séculos atrás, ainda perduram até hoje-O que é a natureza humana?Por que a sociedade é estruturada da forma que é?Como e porque as sociedades mudam?

    ResponderExcluir
  10. "A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades", desta forma, logo no início do texto de Antony Giddens sobre o que é a sociologia, a mesma é definida e , ela se desenvolveu nos últimos 2 séculos como um "estudo objetivo e sistemático da sociedade e do comportamento humano."

    Para Giddens, a sociologia deve ser entendida como uma "visão mais ampla" no que se refere ao entendimento de nossas ações, nossos hábitos e de todas as interações que ocorrem na sociedade. Para ser um sociólogo, deve-se desenvolver uma "imaginação sociológica" (Mills, 1970), que corresponde a analisar as coisas livre de questões pessoais, e ir além, enxergar todas as relações que envolvem os atos do indivíduo e dos grupos sociais, ou seja, ir desde o elemento micro (indivíduo) até o macro (um grupo, uma região, um país, etc.), portanto o sociólogo deve ter seu interesse voltado ao entendimento da existência de semelhanças e de contrastes entre as sociedades, partindo de diversos ângulos perceptivos para chegar a algum conceito ou teoria que represente a realidade social estudada.

    O autor nos apresenta no texto o exemplo do ato de tomar um xícara de café, e em tal exemplo é possível perceber inúmeras perspectivas que se pode ter em relação ao ato, cabe ao sociólogo ter o conhecimento da questão como um todo, considerando todas as partes que estão relacionadas, entendendo todo o processo que existe dentro de uma estrutura social.

    Segundo Giddens:
    "A imaginação sociológica nos permite ver que muitos eventos que parecem dizer respeito somente ao indivíduo, na verdade, refletem questões mais amplas."

    "É trabalho da sociologia investigar as conexões entre o que a sociedade faz de nós e o que fazemos de nós mesmos."

    Giddens também discorre em seu texto sobre as perspectivas sociológicas recentes de maior importância, que são:

    Funcionalismo – perspectiva que entende que a sociedade se estrutura com base numa certa coesão social, num consenso moral entre seus membros. A Sociologia estudaria a relação entre todas as partes e com o todo.

    Teorias de conflito – considera que a sociedade é formada por divisões de interesses, e a Sociologia deve estender seu foco para além das lutas de classes e estudar as relações de autoridade e poder.

    Teorias de ação social – entende que as estruturas das sociedades são formadas pela interação entre seus indivíduos, e o papel da Sociologia seria abarcar o significado da ação social e das interações. O interacionismo simbólico é uma escola de pensamento que se situa "dentro" das teorias de ação social, e é caracterizado por entender na interação através da linguagem (símbolos) o meio pelo qual as sociedades e instituições sociais se desenvolvem e se estabelecem.

    ResponderExcluir
  11. O sociólogo britânico Tony Giddens, em seu manual de Ciências Sociais - O que é Sociologia?-, expõe o passado e o presente da produção sociológica. Dos pais fundadores da Sociologia, já exaustivamente trabalhados por nós e carinhosamente alcunhados de Os 3 Porquinhos – Durkheim, Marx e Weber - até as novas enfoques e maneiras ainda profundamente inspirados e ligados aos pais fundadores. São elas: o funcionalismo, a perspectiva de conflito, a perspectiva de ação social.

    Os funcionalistas buscaram a idéia na analogia organicista de Durkheim. A tese é que a natureza da sociedade deve ser similar ao funcionamento do corpo humano, assim o sociólogo prioriza o estudo da funcionalidade de uma prática ou instituição, sabendo para o que ela serve e é designada, e o quão “vital” ela é para a sociedade, sabendo que as funcionalidades compõem o todo organismo social. A “saúde” da sociedade depende do quão seja funcional (desempenho) a sociedade, da idéia de anomia durkheimiana. Ainda na analogia orgânica, o grande regulador e integrador das funções é o estado moral da sociedade, representados pela religião e valores sociais mantendo a coesão social, ligando os indivíduos. Destacaram -se nessa escola Talcott Parsons e Robert Merton.
    Na perspectivas de conflito ou Sociologia do Conflito analisa-se o choque de interesses na sociedade e a busca pelo poder remontando a concepções marxistas de luta de classes. Com ênfase em quanto a sociedade é dividida, o sociólogo procura reconhecer as relações dominante-dominado dentro da sociedade, sendo a divisão de que natureza for, indo além da idéia de classes de Marx. Escola representada por Ralf Dahrendorf.
    Em contraste com o determinismo holístico das duas escolas está a Perspectiva da ação social, onde o indivíduo e suas ações ganham mais destaque. No espírito weberiano tenta-se descobrir o sentido da ação social, sabendo que a sociedade é feita pela interação de indivíduos e que esses tem intenções, relações, motivações cujo significado precisa ser captado pelo sociólogo, só assim entenderíamos, portanto a sociedade.

    Na Sociologia, há de se esclarecer que não há uma visão superior ás demais e sim escolas cujas concepções teóricas são concorrentes. Estamos, enfim, tentando estudar essa “budega” chamada sociedade, o que faz com que criamos uma postura crítica a respeito do mundo e também nos auto-(re)conhecendo.

    Giddens é também um dos teóricos de uma nova corrente de estudos sociais e prática política – A 3ª Via (Third Way). Resumidamente ela é uma tese que concilia práticas neoliberais com a agenda do estado do bem-estar social, recentemente o próprio Giddens em entrevista apontou para o Brasil como símbolo desse modelo.

    PS- Também curti a história da Harriet Martineau. Se a justiça imperasse nesse mundo com certeza ela seria uma das mães fundadoras da sociologia e não teríamos que ficar estudando tantos machos velhos barbudos (Durkheim, Marx, Weber) XD.

    ResponderExcluir
  12. Inicialmente o autor responde a pergunta que dá titulo ao texto “ O que é sociologia?” , falando que ela na verdade é o estudo da vida social humana , de seus grupos e sociedades , a analise do nosso próprio comportamento como seres sociais .Ao estudar a sociologia temos que deixar de lado nossa visão particular , que enxerga apenas pela próprias circunstancias pessoais por meio de nossa rotina , e passar a ver a sociedade amplamente, como o indivíduo é influenciado pela sociedade e a sociedade É influenciada pelo individuo , analisando até mesmo fatos que para nós seria tido como comuns , mas na verdade fazem parte de uma estrutura social solidificada em nossa vida.
    O autor passa a falar de autores que estudaram a sociologia iniciando com Comte que foi quem deu origem a palavra, por sua ciência positiva ele analisa a Revolução Francesa e o crescimento Industrial, com um estudo da sociedade assim como das ciências naturais poderia explicar o mundo social , e isso poderia ser estabelecido através de leis assim como nas ciências naturais. Mas apenas Durkheim conseguiu estabelecer a sociologia como um estudo com bases científicas, baseou seu método no estudo dos fatos sociais , nossa vida social que nos molda como indivíduos , e também caracterizou a sociedade como mecânica onde há menor divisão de trabalho e orgânica onde há mais . Marx foca seus estudos na sociologia em uma base mais econômica, ligando todas as mudanças sócias ao capitalismo , a industrialização gerou um acumulo de capital e obrigou camponeses a irem pra cidade formando o proletário e a luta de classes. E Weber estudou a sociologia tentando entender a natureza e as causas da mudança social além de considerar que a sociedade evoluiria através da racionalização da mesma.
    Todos os sociólogos queriam buscar uma explicação que não se aplicasse só ao seu tempo , mas sim a todas as mudanças que pudessem atingir a sociedade , e por mais divergentes que fossem existem três principais abordagens teóricas estudadas até hoje ; o funcionalismo , na qual a sociedade é um sistema complexo onde diversas partes trabalham em conjunto para que haja estabilidade e solidariedade , com um consenso moral , fazendo com que varias pessoas partilham os mesmos valores alcançando um equilíbrio ; a Perspectiva de conflito , onde as estruturas sóciais são enfatizadas, há um destaque para a divisão da sociedade, cada grupo vai atrás de seus interesse , o que gera conflitos e relações de controle ; e a Perspectiva de Ação Social , que da mais atenção á interação dos membros da sociedade e partir disso se formam estruturas , ou seja analisa fatos externos que fazem com que as pessoas tenham os costumes que são determinados por aquela sociedade.

    ResponderExcluir
  13. Do texto de Antony Giddens podemos extrair o tema 10 – os novos estudos sociais. Antony disserta que diferentes sociólogos, como Marx, Durkheim, Weber frequentemente tomavam suas análises sobre perspectivas teóricas diferentes.
    O autor cita três mais importantes: o funcionalismo, a abordagem do conflito (teorias de conflito) e o interacionismo simbólico.
    O funcionalismo, influenciado por Augusto Comte e Émile Durkheim, afirma que a sociedade é “um sistema complexo cujas diversas partes trabalham conjuntamente para produzir estabilidade e solidariedade”. A sociologia deveria então atentar para a relação de partes das sociedades umas com as outras e com a sociedade em geral. Dispõem de uma analogia orgânica para entendermos esse pensamento, comparando a sociedade com um organismo vivo: se quisermos estudar uma parte do corpo (assim como um item social)como o coração, devemos ver como ele se relaciona com as outras partes e a sua importância para a continuidade da vida no organismo.
    Enfatiza também a importância do consenso moral (maiorias das pessoas partilhar dos mesmos valores) para manter a estado natural da sociedade – de ordem e estabilidade – como por exemplo, a religião para Durkheim.
    A crítica feita a essa perspectiva é sua enfatização em fatores que levam à coesão social, minimizando os que levam a divisão, conflito e desigualdade na sociedade, como classe, raça, gênero.
    A abordagem do conflito, influenciado por Marx, Weber e Dahrendorf, enfatiza as estruturas dentro da sociedade, sugere um “modelo abrangente para explicar como a sociedade funciona”, foca nas desigualdades e no conflito, em oposição ao funcionalismo. Diz que o conflito surge pela divergência de interesses que os indivíduos e grupos têm,e portanto, é constante. Haverá sempre algum grupo se beneficiando mais que outro. Assim, estudam as tensões provindas das relações entre grupo dominante e desfavorecidos, as relações de controle estabelecidas na sociedade.
    Já o interacionismo simbólico é influenciado diretamente por George Herbert Mead. Vem da preocupação com a linguaguem – que nos torna seres autoconscientes – e com o significado. O elemento-chave é o símbolo: algo que respresenta outra coisa. E assim, os seres humanos vivendo em um universo altamente simbólico, todas as interações envolvem trocas de símbolos. O enfoque (detalhista) é a interação interpessoal. É então criticado por ignorar as questões maiores do poder e estrutura da sociedade e como elas restringem a ação individual.

    ResponderExcluir
  14. No texto “O que é sociologia?" de Anthony Giddens, ele busca responder esta de forma direta, para ele a sociologia tem como foco o estudo da sociedade, dos grupos e da vida social humana. A sociologia mostra ao individuo a necessidade de ampliar a sua visão para conseguir encontrar as soluções de porque ele age de tal maneira e porque é como é.
    O trabalho do sociólogo depende da "imaginação sociológica", conceito de Wright Mills, que faz com que o sociológico seja capaz de transcender as idéias preconcebidas sobre a vida social e fazer um estudo mais amplo. A sociologia possui implicações práticas, como a capacidade de dar aos indivíduos e grupos. O auto-esclarecimento, necessário para alterar suas condições de vida.
    O autor mostra o surgimento da sociologia ao fim da Revolução Industrial, e seus maiores contribuintes, como Comte, Durkheim, Marx e Weber. E mostra a partir das idéias destes grandes pensadores, quais correntes surgiram no moderno debate de sociologia.
    Comte foi uma grande influência na obra de Durkheim, este tem conexão direta com o funcionalismo, que afirma que a sociedade é um sistema complexo tal como um organismo vivo, cujas partes trabalham em harmonia para produzir estabilidade e solidariedade. Tem seu estudo dirigido à compreensão das relações da partes entre si e delas com o todo.
    Marx tem ligação com a abordagem de conflito, que afirma que dentro da sociedade a divisões ou desigualdades, cada um dos grupos existentes luta por seus interesses. Desta maneira sempre a um potencial de conflito na sociedade. Os seus teóricos procuram estudar as tensões existentes entre os grupos e a compreensão de como as relações de poder de dominação são estabelecidas e perpetuadas.
    Weber está diretamente ligado ao interacionismo simbológico, por meio das teorias de ação social que busca explicar a sociedade por meio da compreensão da ação individual e da interação entre indivíduos que as compõe. O interacionismo simbológico, compreende que as interações interpessoais causadas, principalmente pela linguagem, tem papel fundamental na criação da sociedade e de suas instituições.

    ResponderExcluir
  15. =D, :P, :( , ¬¬ , ;D
    Se você não conseguiu entender a quantidade de emoções descritas na sentença anterior, você simplesmente não está inserido no novo contexto social do século XXI.
    Mas antes de meu comentário pessoal/desabafo sobre o contexto social atual, vamos analisar a obra de Antony Giddens.
    Antony Giddens inicia seu estudo sobre “O que é Sociologia?” com a definição: "A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades".
    Segundo o autor, deve-se ter uma visão geral sobre todas as coisas, não focando somente na individualidade.
    Giddens cita os autores clássicos Augusto Comte, Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber para embasar seu argumento sobre o caminho percorrido pela sociologia ao longo dos tempos no que tange à análise da sociedade e do comportamento humano. Antony Giddens cita, a que é considerava primeira socióloga mulher, Harriet Martineau. Martineau defendeu bandeiras pouco estudadas pelos sociólogos como as intituições políticas, religiosas e sociais, a vida das mulheres e questões sociais (casamento, crianças, etc.)
    Antony Giddens destaca sua visão sobre a sociologia recente em três aspectos:
    1- Funcionalismo: a sociologia deve estudar as partes complexas da sociologia da forma como se relacionam entre si e como um todo.
    2- Teorias do Conflito: a sociologia deve estudar paradigmas dominantes e as relações de interesse envolvidas.
    3- Teorias de Ação Social: estudo das estruturas sociais derivadas das interações entre os componentes individuais que a formam. Destaca o interacionismo simbólico, que compreende o indivíduo em sua percepção através da linguagem e da, posterior, construção social.

    ResponderExcluir
  16. Agora minha visão pessoal/desabafo sobre a sociologia na atualidade:
    Creio que cada vez mais as relações sociais vêm se modificando ao longo do passar do tempo. Vivemos no século da informação, o século XXI. Houve uma época em que as pessoas trocavam cartas (acredite se quiser). O telefone até facilitou a comunicação, mas nada comparado à internet. Além de toda a questão envolvida sobre o acesso cada vez mais rápido a informações e a outros conteúdos (na minha época esperávamos as notícias no Jornal Nacional e gravava meus clipes e filmes favoritos em VHS). Mas acontece que a internet não alterou apenas o acesso a informações, mas também alterou significamente as relações sociais.
    Redes sociais como Orkut, Facebook, MSN foram aderidas em massa por grande parte da população. No Orkut, o cidadão pode entrar em comunidades de temas e assuntos variados e conhecer e conversar com pessoas semelhantes a ele. Sociologia, não?
    O MSN tornou-se ferramenta para contornar a timidez. O camarada às vezes conversa mais onlinemente do que pessoalmente com determinadas pessoas. Longe de ser demérito, apenas para ressaltar que essa relação também é sociologia, não? Às vezes, os primeiros contatos de uma pessoa com outra se abstém de todas as formas de contatos primários que só seriam possíveis olho-no-olho.
    Existe também uma questão de desigualdade social com o avanço desse tipo de tecnologia, pois quem não tem acesso a ela, simplesmente é chutado do sistema. Se um grupo de alunos conversou pelo MSN durante a madrugada e no dia seguinte conversa sobre a noite anterior em sala de aula, o aluno que não tem acesso a internet simplesmente não consegue conversar com os seus colegas (exemplo real). Se acontecer continuamente, isso se torna uma questão social, não?
    Pessoas como eu que tem dificuldade em se expressar falando, neste século podem se expressar melhor escrevendo (e é o que estou fazendo neste exato momento, haha).
    De qualquer forma, creio que neste século para se compreender melhor as relações sociológicas devemos considerar diversas perspectivas como a psicologia e a tecnologia da informação. Interdisciplinaridade é a palavra. Se quisermos estudar sociologia atual, devemos interligá-la com outros ramos do conhecimento. Aliás, quando entrei na UFABC achei que aqui estudaríamos as coisas realmente desse modo, mas aqui a interdisciplinaridade apenas se restringe a estudar matérias de áreas diversas, de modo que não se vê relação alguma entre elas. Se for assim, o ensino médio não é tão diferente daqui. Mas enfim, sou apenas um estudante e tenho muito que aprender ainda.

    .-.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. O autor inicia seu texto definindo o século XXI como um mundo repleto de mudanças, cercado por conflitos, tensões e divisões sociais, com uma forte influência tecnológica tanto no cotidiano, quanto em forma de ataque ao meio ambiente. Porém segundo o autor, temos mais chances de “controlar nossos destinos e moldar nossas vidas para melhor”. Porque temos essa possibilidade, como ela surgiu e que direção essas mudanças tomarão no futuro? São essas questões o principal enfoque da sociologia, “um campo de estudo que consequentemente tem um papel fundamental na cultura intelectual moderna”, assim a sociologia consiste no “estudo da vida social humana, dos grupos e da sociedade”. A sociologia auxilia o individuo a ter uma visão mais ampla das nossas características, como o que somos, porque somos assim e o porque de nossas ações, desde as mais simples até as mais complexas. Ações individuais que são reflexos de nossa experiência social.
    O individuo ao utilizar a sociologia para compreender o mundo ao qual está inserido, aprender a ter a imaginação como aliada e a ter cuidado para que sua busca pelo conhecimento não se torne apenas algo rotineiro, pois seu uso irá permitir que ele perceba que muitos eventos, aparentemente de valor apenas individual, refletem questões mais amplas, “um sociólogo é alguém que é capaz de se libertar da imediatidade das circunstâncias pessoais e apresentar as coisas num contexto mais amplo”.
    Exemplos dessas ações individuais são o divorcio, pois a primeira vista pode parecer apenas um problemas pessoal, porém esse problemas adquiri características de problema publico, o autor usa o exemplo da Grã- Bretanha, em que mais de um terço da população se separa antes dos dez anos de casamento. Outro exemplo é o desemprego que trás más conseqüências ao individuo e sua família que seria um foco individual, mais transformasse em um problema público com implicações socioeconômicas quando os números de desempregados atingem números substanciais, como milhares de pessoas. ”Sua decisão individual reflete sua posição numa sociedade mais vasta.” Entretanto o individuo é capaz de criar sua própria individualidade, “é trabalho da sociologia investigar as conexões entre o que a sociedade faz de nós e o que fazemos de nós mesmos” – estrutura social.
    Enfim a sociologia através do estudo entre as interações humanas e suas implicações já citadas- problemas individuais derivam problemas públicos- ajuda o individuo a enxergar seu lugar na sociedade, as relações presentes na mesma ; assim com essa visão mais ampla observar os problemas existentes e ter uma base para discuti-los ou até mesmo criar teóricas que possam minimizá-los ou saná-los, como grandes pensadores a exemplo : karl Marx.

    ResponderExcluir
  19. No texto “O que é Sociologia” de Anthonny Giddens o autor discorre sobre as diferentes funções da Sociologia assumidas durante determinados períodos. Onde Giddens coloca que o Século XXI pode ser assinalado como uma época de muitas preocupações advindas dos problemas metodológicos enfrentados pelos seres humanos quando se deparam com a análise da sociedade. Várias perguntas são pertinentes ao sociólogo que deseja desvendar a interferência da ação individual no todo e vice-versa, como por exemplo: Como a sociedade surgiu? Qual a diferença entre o passado e o presente e como o passado interferiu na configuração atual de sociedade? Entre outras questões. Coloca-se então assim a Sociologia como a análise dos mecanismos sociais que interferem no comportamento humano. Todavia Giddens expõe seu ponto de vista de modo a não imputar a culpa dos atos individuais apenas na sociedade. Deixando bem claro que o nosso próprio comportamento como seres sociais influencia nos rumos que a história leva, não só nossa história individual como também de todas as demais pessoas que convivem no grupo social ao qual pertencemos. Estando esta visão presente na passagem: “Possuímos e criamos nossa própria individualidade”, portanto está claro que segundo a visão do autor nós criamos a sociedade e ao mesmo tempo somos criados por ela.

    Os estudos nas áreas da Sociologia são realizados de maneira a permitir que se esmiúce a contextualidade das ações mantidas no caráter interpessoal de modo a estudar desde as mais simples ações até as mais complexas, como por exemplo, a ação de beber uma xícara de café que pode ter vários significados assim como pode estar inserida em diversos contextos. A sociedade é então formada por estruturas sociais não fixadas que assim como os indivíduos seguem uma determinada dinâmica organizacional. Essa estrutura social está fundamentada pelo “processo de estruturação” formado por seres humanos que são deste modo os “blocos de construção” da sociedade. Esse estudo mais apurado das Ciências Sociais nos leva a crer que essa abordagem é benéfica a sociedade, pois nos permite entender melhor não apenas os problemas enfrentados por cada ser em particular, como também se pode avaliar como esse determinado problema influência na modificação de parâmetros que medem os níveis da qualidade de vida e que permitem inserir e avaliar os resultados de iniciativas políticas. Onde temos também que mais um dos benefícios advindos do estudo da Sociologia reside no fato de que nos permite estabelecer auto compreensão através de um auto esclarecimento.

    ResponderExcluir
  20. continuação...
    Os primeiros teóricos empenhados nos estudos sociais recorreram a explicações tradicionais baseadas na racionalidade e na crítica de modelos. Sendo assim a revolução do pensamento sociológico ocorre a partir da Revolução Francesa e Industrial. Já os pensadores do Século XXI estavam dispostos a desvendar enigmas postos na época como: “Como e por que as sociedades mudam”, por exemplo. A própria nomenclatura científica e a difusão do conhecimento pelo mundo através da linguagem científica permitiram que surgisse uma teoria que primeiramente atribuía ordem entre as ciências sociais e naturais. Os principais pensadores que mais manipularam o termo da Sociologia foram entre outros os que são citados no texto: Comte, Durkheim, Marx e Weber que através de suas perspectivas criam modelos diferentes de análise social.

    Contudo pode-se deduzir que os antigos modos de estudo social influenciaram nos novos métodos que observam organização do meio ao qual vivemos por uma outra perspectiva, abordando, ocasionalmente aspectos funcionalistas (trabalho conjunto das partes); que abordam as teorias do conflito (disputas entre os agentes sociais) que por sua vez auxiliam na promoção das teorias envolvidas nas ações sociais (interação simbólica entre os indivíduos). O que, portanto faz com que se crie em nós a noção de saber o motivo pelo qual somos da seguinte forma e como interagimos com os demais integrantes de nosso grupo social, indo além da visão teórica da Sociologia para partir para um maior grau de ativismo dos estudantes que futuramente interferirão na organização da sociedade como um conjunto de diferentes elementos.

    ResponderExcluir
  21. Queria corrigir meu comentário dizendo que há pequenas exceções na questão da interdisciplinaridade na UFABC.

    E acrescentar esta notícia:

    http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/facebook-deixa-pessoas-mais-sociaveis-diz-estudo-20101123.html

    ResponderExcluir
  22. Professor, tive problemas pessoais que me tomaram certo tempo e por isso acabei atrasando a postagem.




    No texto proposto, Anthony Giddens, assim como outros autores, tenta embasar uma nova forma de se pensar a sociedade. Ele começa definindo a sociologia como o estudo da vida social humana, abrangendo suas relações e analisando o comportamento de cada humano como ser social. Giddens diz que a sociologia tem que expandir nossa visão individual baseada em familiarizações com nossa vida, temos que assumir uma visão ampla. Nesse contexto, para ele, nem tudo é como vemos, há muito atrás das “formas” vistas.
    Essa abordagem mais ampla, para ele, se refere ao uso da “imaginação sociológica”, termo usado por Wright Mills (que é citado no texto), o qual teria afirmado que a sociologia deve ser fundamentada nessa imaginação sociológica, ou seja, para cumprir sua função com primazia, a sociologia deve ir além do conhecimento tradicional, além da rotina e do cotidiano e interpretar ações humanas, mesmo que pequenas, com um ponto de vista diferente do tradicional, deve-se avaliar o valor simbólico das ações.
    Partindo desses princípios, Giddens defende que se deve cultivar a imaginação para estudar a realidade social, deve-se executar um processo diferente do tradicional de só adquirir conhecimento.
    Seguindo no texto, o autor mostra situações de contexto sociais para explicar que o comportamento não é determinado por tal contexto, apesar de ser influenciado por ele. Na minha visão, o autor chega delinear uma linha que beira o preconceito, nesse assunto, ao dizer que uma pessoa não branca, de baixa renda ou de idade enfrentariam conflitos em seu contexto social e reações hostis caso quisessem, por exemplo, ingressar em uma faculdade, coisa que o autor parece demonstrar que é só comum entre brancos, ricos e jovens.
    Posteriormente o autor menciona o conceito de “estrutura social”: “ele se refere ao fato de que os contextos sociais de nossas vidas não consistem apenas em conjuntos aleatórios de eventos ou ações, eles são estruturados ou padronizados de formas distintas”. Com isso, ele quer dizer que a sociedade possui certa forma de se organizar, entretanto, isso não determina uma estrutura estática.
    Há ainda a citação de algumas formas em que a sociologia ajuda a vida, o autor diz que tal ciência nos faz enxergar o mundo de pontos de vista divergentes do que o nosso individual, além de nos ajudar a compreender a política, suas ações e a reflexão destas na sociedade e por fim, um melhor auto-esclarecimento ou autocompreensão.
    Finalmente, Giddens cita figuras como Marx, Comte, Durkheim e fala sobre suas principais visões da sociologia.

    ResponderExcluir
  23. PARTE 1 - O mundo e sociedade atuais são marcados por grandes discrepâncias entre classes, porém com grande possibilidade de mudarmos nosso destino, melhorando nossa vida, processo impossível de se acontecer há pouco tempo atrás. Giddens, portanto, admite a existência de classes, ao contrário de Comte.
    A sociologia, por Giddens, é o estudo da vida social humana, grupos e sociedades. Giddens deixa claro que, para uma boa avaliação e estudo da sociedade, é necessário levarmos em conta que qualquer ação humana (da mais simples e individualista, até a mais coletiva) é influenciada pelo contexto social-histórico e outras forças da mesma natureza.
    Giddens ressalta a importância de uma imaginação sociológica, para que nos seja fácil inferir a influência de uma ação individual no todo social. Afinal, já é fato aceito na sociologia de que o ambiente em que vivemos influencia nossas atitudes, assim como as pessoas ao nosso redor, portanto toda ação pode ser estudada em sua esfera macro ou micro.
    Embora seja admitido que a sociedade nos influencia, não se considera que somente ela determine nossas ações; construímos nossa individualidade com a experiência e tempo de vida, e o trabalho da sociologia seria estudar “as conexões que fazemos com a sociedade, e as que fazemos em nós mesmos.”
    A sociologia abrange diversos tipos de abordagens teóricas, devido à força do assunto, e os diversos aspectos da sociedade que podem ser estudados, mas os sociólogos estão se mostrando preocupados e conscientes do fato de que a subjetividade e opinião pessoal deve ser deixada de lado ao se analisar determinado tipo de sociedade ou ação social.
    Giddens expõe um apanhado geral sobre os principais fundadores e pilares da sociologia, a fim de poder introduzir as três perspectivas teóricas sociológicas mais importantes na atualidade: o funcionalismo, a abordagem de conflito e o interacionismo histórico, sendo que, cada uma dessas três correntes tem uma forte ligação e se deriva dos pensamentos de Durkheim, Marx e Weber, respectivamente.

    ResponderExcluir
  24. PARTE 2 - O funcionalismo caracteriza-se pela visão de que a sociedade é um sistema complexo e de que todos os seus componentes cooperam e trabalham para sua estabilidade. Para conhecer a natureza da sociedade e de sua estabilidade, o sociólogo deve se ocupar do estudo de todas as suas partes e das relações entre elas, para entender como se mantém coesa, e esse estudo deveria se focar nas contribuições que determinada prática ou instituição social oferece ao ambiente social e à sua coesão. Comte e Durkheim são considerados os grandes expoentes funcionalistas.
    Um dos aspectos que os funcionalistas consideram necessário e principal na manutenção da ordem na sociedade é o consenso moral existente entre os indivíduos, sendo a religião considerada o maior estímulo para que haja tal interação. A ordem seria, portanto, o estado natural da sociedade.
    Com o tempo, algumas limitações foram destacadas na corrente funcionalista, contribuindo fortemente para o decaimento de sua credibilidade, entre elas: o enfoque que a perspectiva dá a questões que unem a sociedade, deixando de lado grandes aspectos que causam conflitos, e consequentemente, não dando a devida importância a certas mazelas sociais que produzem instabilidade no ambiente. Outras críticas podem ser atribuídas ao pensamento, e Giddens refere-se a elas de maneira clara no texto, porém sua descrição aqui ocuparia
    Outra corrente de grande destaque no mundo da sociologia é formada por teóricos que fazem uso de teorias de conflito, que fornecem um modelo para explicar como a sociedade funciona, e valoriza suas estruturas, porém, rejeitando fortemente a concepção de consenso social, ponto central da teoria funcionalista e destacando as divisões existentes no âmbito social. Há a tendência, nessa perspectiva, de dividir a sociais em grupos e classes, que perseguem seus ideais e vontades, podendo um grupo de maior destaque e poder se sobressair e dominar os outros, causando conflitos inevitáveis devido à disparidade de interesses. Podemos, com base nesse aspecto, ver grande influência do pensamento marxista e de sua teoria do materialismo histórico, que apontava a existência de classes e pregava que a história não era, nada mais, que uma sucessão de conflitos entre as classes.

    ResponderExcluir
  25. PARTE 3 - Os teóricos do conflito consideram sua forma de pensamento mais adequada por considerar as disputas ocorridas entre grupos na sociedade, e não tomá-la como um ambiente pacífico e ordeiro (concepção que, por sinal, é tomada por utópica), sendo assim, uma teoria que realmente representasse a sociedade. Os teóricos dessa vertente sociológica concentram-se em estudar e retratar como esse conflito se perpetua, permanecendo determinadas classes no poder, ou em vantagem em relação a outras.
    A última perspectiva de estudo da sociedade citada por Giddens, é a de ação social, que leva em conta, principalmente, a ação e interação entre os indivíduos, que assim formam toda a estrutura da sociedade, suas instituições, em conjunto promovem o acontecimento de fenômenos etc. Weber é apontado como o precursor de tal corrente, sobretudo por sua teoria de que os fenômenos sociais deveriam ser tratados como “coisas”, seriam os fatos sociais, da onde deriva-se que todas as estruturas e instituições sociais são descendentes de ações individuais.
    O raciocínio acima exposto foi desenvolvido e tomou forma na escola de interacionismo histórico, importantíssima nos Estados Unidos. Essa corrente valoriza a interação interpessoal, e como esse contato influencia nossa idiossincrasia. A principal crítica a esse tipo de análise da sociedade, é de que as maiores estruturas de poder e instituições são desprezadas pelos estudiosos, levando-se em conta apenas o caráter individual e comunitário da sociedade. O que, realmente, faz sentido, pois embora a sociedade seja composta por indivíduos, e suas ações influenciem a mesma (e vice-versa), a sociedade como um todo é um grande conglomerado de diversas instituições que devem ser estudadas com grande afinco, sempre se levando em conta a diversidade de culturas.

    Professor, peço desculpa pelo atraso, mas essas datas estão me confundindo e tive alguns problemas. Espero que o sr. ainda considere o texto.

    ResponderExcluir
  26. O sociólogo britânico Anthony Giddens é contemporâneo do português Boaventura de Sousa Santos, porém os dois possuem linhas de estudos opostas. Boaventura faz um esforço para entender a racionalidade humana de uma forma mais global, sem exclusão. Já Giddens, um dos mais importantes sociólogos atuais, tem uma visão mais voltada para dentro do mundo acadêmico, ele faz uma espécie de prognóstico.
    Em sua obra "O que é Sociologia?", que funciona como um bom manual, Giddens da uma introdução sobre esses estudos sociológicos, citando os principais autores, pensadores e suas idéias, como Karl Marx, Augusto Comte, Émile Durkheim, Max Weber e ainda faz um diagnóstico da situação mais atual da sociologia, que são - principalmente- 3 diferentes visões: O Funcionalismo, as teorias do conflito e a teoria da ação social.
    O Funcionalismo tem como base o fato da sociedade ser um sistema complexo cujas diferentes partes trabalham conjuntamente para produzir estabilidade e solidariedade, ou seja, a sociologia deveria estudar as relações das partes como um todo, é uma visão mais pacifica considerando que a sociedade tem uma estrutura e a solidariedade das pessoas é que a constroem. A outra teoria, a do Conflito, é o oposto da Funcionalista, nela é considerado que a sociedade tem uma estrutura mas possui muitas tensões, conflitos, etc. E também vai depender muito da classe social de cada um, ela estuda as relações de grupos de dominantes e dominados. Já a terceira teoria, a da Ação Social, defende que a sociedade tem uma estrutura e possui indivíduos que participam. Essa teoria leva em conta a existência dos dois ao mesmo tempo e o instrumento principal é a linguagem dos indivíduos que a compõe, é isso que os da identidade. Nessa teoria é levado em conta o fato de que nem todas as nossas representações interiores podem ser sociais, mas sabemos quais podemos usar e quais não; a realidade social é, então, constituída pela linguagem e é o sociólogo que deve ter a percepção do uso dessa linguagem e de como determinadas relações são construídas.
    A visão mais precisa de sociologia para Giddens é um esforço para maior entendimento da própria, e para isso ele diz que é preciso ter a Imaginação Sociológica - como ele nomeia- que consiste em uma visão mais abrangente, não necessariamente formal, da sociologia. Nela, não se pode excluir completamente o papel da imaginação, com ela nós trazemos imagens já conhecidas - por isso não estamos necessariamente abandonando a experiência - porém não é mais aquela experiência baseada nos estudos de Marx ou Comte; com a Imaginação Sociológica conseguimos ir mais longe, mas não fugimos totalmente da realidade.
    Ao introduzir a Imaginação Sociológica como ferramenta, Giddens diz que o sociólogo precisa usar a imaginação, não aquela totalmente aberta e sem limites defendida por Boaventura, mas uma imaginação mais comportada, ou seja, com base empírica. Essa forma de pensar sociologicamente já é um grande salto em relação aqueles estudos sociológicos quase científicos de bases físicas defendidas por Comte ou da total concretude dos Fatos Sociais acreditados por Durkheim, essa é uma sociologia mais abrangente mas não de forma exagerada e ilimitada.

    ResponderExcluir
  27. Segundo Giddens , a sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades. É uma empresa cativadora e atraente que tem como objeto nós mesmo, seres humanos, nosso comportamento como humano e entre humanos. Apresenta o campo extremamente amplo que vai desde simples encontros ao acaso a grandes movimentos sociais magnificamente estratetizados. Ele mostra que para se estudar a Sociologia temos que ampliar a nossa visão sobre o mundo, para ele entender os problemas que o rondam.

    ResponderExcluir
  28. Respondendo a pergunta incitada pelo texto da obra, vemos que o autor define sociologia como o estudo da vida social, considerando grupos e sociedades, e o próprio comportamento dos indivíduos, ou quem ele chama de seres sociais.
    Para que essa análise seja possível, segundo o autor, no papel de investigador desses sistemas deve estar alguém livre de pressupostos pessoais ou de sua própria rotina, distante então de relações de poder que certamente existem nessa sociedade e podem ser intrínsecas a ele (o que ele chama de Teorias do Conflito, grupos perseguindo seus próprios interesses são característicos da sociedade). Então, o sociólogo deve ver a sociedade de maneira ampla, completa.
    Para o autor, dentro dessa análise ampla, a a necessidade de buscar as raízes e consequências das relações entre os indivíduos e desses para com a sociedade como um todo, o que ele chama de funcionalismo, na verdade Comte e Durkheim chamavam assim. Para Giddens essas partes, ditas menores, rotineiras, são capazes de condicionar o todo.
    O interacionismo simbólico, outro ponto importante tratado por Giddens (desta vez influenciado por George Hebert) trata justamente desse ponto, como as interações entre os indivíduos originam certos tipos de estruturas sociais, sendo que a Sociologia deve analisar esse mecanismo. Dentre estes, destaca-se o interacionismo simbólico, os indivíduos vivem num universo altamente simbólico, existente através da linguagem.
    Talvez, na minha opinião, a obra de Giddens deixe a desejar na no mínimo irrelevância da restrição que o todo insere a parte, dizendo-se assim.

    ResponderExcluir
  29. No texto “O que é sociologia?”, Anthony Giddens tenta nos mostrar os diferentes trabalhos e campos de atuação da sociologia ao longo da história.
    Nessa medida, segundo Giddens o século XXI tem um papel crucial e muito importante do ponto de vista das dificuldades de encontrar métodos eficientes que consigam dar conta de entender e análise as peculiaridades desta nova sociedade.
    Giddens ainda afirma que a Sociologia serve como modo de analisar os mecanismos sociais e o que isso interfere nos comportamentos individuais, porém ressalta que nem todos comportamentos de indivíduos têm respaldo em acontecimentos sociais mas que todos eles influenciam no que ainda está por vir.
    A Sociologia estuda, então aspectos cruciais da sociedade desde os mais simples até os mais complexos, desde os mais específicos até os mais gerais.
    O estudo histórico se mostra muito importante na tentativa de entender os métodos a serem usados nessa nova Sociologia, uma vez que entendendo os acontecimentos sociasi repetidos no passado e compreendendo também os métodos utilizados pelos grandes pensadores como Durkheim e Marx influenciam diretamente no caminho a ser tomado por essa ciência.

    ResponderExcluir
  30. A sociedade é um sistema extremamente complicado, onde todas as partes devem trabalhar em conjunto para estabilizá-la.
    A sociologia é o estudo justamente dessas unidades que compõem a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano de acordo como ambiente e processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. É a ciência que estuda o comportamento da sociedade em geral e busca uma perfeita organização na vida social.
    A Sociologia pertence a um grupo estabelecidamente chamado de Ciências Sociais.
    Ao lado de Ciências como a Economia, Antropologia, Ciência Política, História, etc., pesquisando e analisando o comportamento social humano em suas mais variadas formas de organização e conflito, que de modo geral, poderíamos dizer que seja esse o objetivo.
    Tivemos pelo longo da história, sociólogos com diferentes visões sobre a sociedade e podemos destacar quatro por suas grandes contribuições nesses estudos.
    • Augusto Comte, dizia que poderíamos determinar os caminhos que a sociedade tomaria seus rumos, através das regras comportamentais daqueles que compunham a sociedade.
    • Durkheim, por outro lado partiu da afirmação de que "os fatos sociais devem ser tratados como coisas".
    • Para Karl Marx, as relações entre os indivíduos eram ralações materialistas; relações de dependência econômica entre os indivíduos; relações de explorados e exploradores; proletariado e burguesia.
    • E por final, para Weber a Sociologia é uma ciência que procura compreender a ação social. Por isso, considerava o indivíduo e suas ações como ponto chave da investigação evidenciando o que para ele era o ponto de partida para a Sociologia, a compreensão e a percepção do sentido que a pessoa atribui à sua conduta.

    ResponderExcluir